<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7043313\x26blogName\x3dSociologia\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://sociologos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://sociologos.blogspot.com/\x26vt\x3d-3554478813927309922', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

SOCIAL KNOWLEDGE FOR THE CONTEMPORARY WORLD

segunda-feira, maio 24, 2004
ISA – International Sociological Association
RESEARCH COMMITTEE 51 ON SOCIOCYBERNETICS

5ª Conferência Internacional de Sociocibernética
26 e 31 de Julho de 2004
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus Universitário de Campolide

Organização:
CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
SOCINOVA – Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, 26 C, 1069-061 Lisboa

Mais informações aqui

Doutoramento em Ciências Sociais

Na sequência do investimento realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Sociais, o ICS pretende agora captar para as suas actividades de investigação jovens cientistas sociais de elevado nível académico.
As alterações legislativas que estão a ocorrer na carreira de investigação tornam o doutoramento num momento fundamental da carreira dos futuros investigadores. Por outro lado, o ICS não pode deixar de prestar uma séria atenção ao rejuvenescimento e continuidade do seu quadro de investigadores.
Pretende-se, assim, prolongar o Programa de Pós-Graduação para o doutoramento, de modo a assegurar a sua autonomia ao nível da formação de investigadores, e a contribuir para a consolidação e qualificação da comunidade científica, nacional e internacional, nestas áreas de conhecimento.
Mantendo a abertura ao diálogo interdisciplinar que sempre caracterizou esta instituição, o doutoramento em Ciências Sociais oferece as seguintes especialidades:
Sociologia Geral
Sociologia Histórica
Sociologia Política
Antropologia Social e Cultural.

Mais informações aqui

BOURDIEU

sexta-feira, maio 21, 2004
Pierre Bourdieu
Pierre Bourdieu legou-nos um jeito firme mas paradoxal, quase trágico, de encarar o ofício do sociólogo: um exercício contingente e problemático nos seus fundamentos mas que nem por isso perde autoridade e responsabilidade ao nível dos seus resultados.
Para Bourdieu, a relatividade do conhecimento sociólogo não justifica a demissão nem o laxismo, antes pelo contrário, exige um rigor redobrado. Esta atitude aproxima-o de Max Weber e retoma, de alguma forma, a aposta de Pascal num Deus Escondido, de existência incerta e demonstração improvável, mas que, apesar disso ou, melhor, por isso mesmo, requer uma profissão de fé mais ousada e mais radical.
Ao longo da sua carreira, Bourdieu deslizou de uma recusa extra-mundana do mundo, escudada na "ruptura epistemológica" do cientista social, para uma recusa intra-mundana do mundo orientada para a intervenção social. Expulsa no passado pelo cientista vigilante, quase paranóico, a figura do profeta acaba por regressar pela janela do intelectual empenhado na luta pela emancipação social. A desmontagem da dominação desemboca, assim, na denúncia da "miséria do mundo". Não é, porém, por estas artes que a obra de Pierre Bourdieu perde consistência, alcance e originalidade. Atravessa-a, de parte a parte, uma identidade e uma vontade a todos os títulos excepcionais.

Texto de Albertino Gonçalves

Ciclo de Seminários dedicado à Nova Europa

quinta-feira, maio 20, 2004
Europa de Leste... Europa Central... Europa
ISCSP - Abril - Julho de 2004

Zelimir Bralo, Embaixador da Croácia

Quarta-feira, 19 de Maio de 2004, pelas 18h15m
Auditório 6, piso -1

Mestrado em Relações Internacionais

COLÓQUIO - Produção Cultural e Transformação da Cidade: Perspectivas Transdisciplinares

Vai ter lugar, dia 21 de Maio entre as 9H30 e as 18H00, o colóquio Produção Cultural e Transformação da Cidade: Perspectivas Transdisciplinares, organizado pelo DINAMIA, no Auditório B1.04 (Edifício II do ISCTE).
MAIS INFORMAÇÕES
dinamia@iscte.pt
http://www.iscte.pt/culturaecidade/
ENTRADA LIVRE

III Curso Livre de Estudos sobre a Mulher

"Falar de Mulheres, Género e Memória",
(FCSH/UNL, 19 a 21 de Maio, 2004)

III Curso Livre de estudos sobre a Mulher, "Falar de Mulheres, Género e Memória", que decorrerá de 19 a 21 de Maio próximo no Auditório II da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da U.N.L. (Av. de Berna, 26), promovido pela unidade de investigação Faces de Eva. Para mais informações poderão contactar-nos pelo 21 793 35 19 ou pelo mail facesdeeva@fcsh.unl.pt .

III Curso Livre  de  Estudos sobre a Mulher

Seminário - Formas Flexíveis de Emprego: riscos e oportunidades

Seminário organizado pelo SOCIUS (ISEG - Univ. Técnica de Lisboa):

26 de Maio de 2004, 15-17.30h
Instituto Superior de Economia e Gestão
Sala 107, Francesinhas I.

Workshop - questões éticas e sociais na formação médica

Workshop

25 de Maio de 2004

Aqui está o cartaz com o programa de um Workshop que vem sendo organizado em colaboração com a FML (Faculdade de Medicina de Lisboa), na sequência de um protocolo estabelecido entre a APSIOT e a AIDFM (Associação para a Investigação e Desenvolvimento) daquela Faculdade.

bem-estar

Bem-estar em Portugal é menor do que noutros países

Os valores do bem-estar em Portugal são muito mais baixos do que os que se observam noutros países europeus. Tal como acontece nos estados menos desenvolvidos da Europa, são os mais jovens os que se sentem mais felizes e satisfeitos.
Estas são algumas das conclusões de uma análise feita a partir dos resultados do European Social Survey (ESS) por Maria Luísa Lima e Rosa Novo - respectivamente do Centro de Investigação e Intervenção Social do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, em Lisboa.
O ESS, um inquérito que, para já, abrangeu 20 países, tem como grande objectivo avaliar as mudanças que ao longo do tempo ocorrem nas atitudes, percepções e padrões de comportamento dos europeus.
Luísa Lima e Rosa Novo debruçaram-se sobre os conceitos de bem-estar subjectivo (avaliado a partir de perguntas como: "considerando todos os aspectos da sua vida, qual o grau de felicidade que sente?) e de bem-estar social (onde se incluem desde indicadores relativos à crença na natureza humana e na confiança que se pode depositar nas pessoas até à satisfação com o funcionamento social, a democracia, o governo, a economia...).
in Público

Associação Portuguesa de Sociologia

quarta-feira, maio 12, 2004
APS reúne com o Ministro da Educação
Por iniciativa da direcção, a APS pediu uma audiência ao Sr. Ministro da Educação, prof. David Justino, com o objectivo de discutir a questão das habilitações próprias dos licenciados em sociologia para a docência da disciplina de Sociologia no ensino secundário. Com efeito, a presente situação é absolutamente inaceitável, pois desde 1984 que não entra um licenciado em Sociologia para dar Sociologia.
in Associação Portuguesa de Sociologia

Caso não saibam, o actual Ministro da Educação foi durante muitos anos docente no Departamento de Sociologia da FCSH...

V Congresso Português de Sociologia

domingo, maio 02, 2004
APS

O V Congresso realizar-se-á em Braga entre 12 e 15 de Maio de 2004, nas instalações da Universidade do Minho.
O tema geral do Congresso - Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção - procura dar continuidade à vocação temática dos anteriores assumindo a dimensão científica e a profissional da vida da Associação Portuguesa de Sociologia.

Informações aqui